ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: COMO IDENTIFICAR E PREVENIR

O assédio moral no ambiente de trabalho é um sério problema que afeta muitas pessoas e empresas em todo o mundo. Capaz de desencadear danos psicológicos e emocionais, além de afetar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.

Definido como uma conduta abusiva e repetitiva que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, com o objetivo de desestabilizá-lo emocionalmente e desqualificá-lo profissionalmente. Esse tipo de conduta pode ser praticado por chefes, colegas de trabalho, subordinados ou até mesmo por clientes ou fornecedores. Algumas das formas mais comuns de como identificar o assédio moral:

  • Humilhações em público ou em reuniões de trabalho;
  • Insultos, ofensas e ameaças verbais;
  • Isolamento social, como ignorar ou excluir uma pessoa do grupo de trabalho;
  • Sobrecarga de trabalho injusta ou intencional;
  • Críticas constantes ou infundadas ao trabalho do funcionário;
  • Pressão psicológica para que o funcionário desista do emprego ou peça demissão.

No caso do empregado que identifique estar sendo vítima de assédio moral, é importante que todas as situações ocorridas e que ele considere características de assédio, sejam documentadas, através de registros de conversas, e-mails, mensagens ou qualquer outra forma de comunicação que possa ser usada como prova.

Para as empresas, é importante que sejam estabelecidas politicas claras e eficazes de prevenção e combate ao assédio moral no ambiente de trabalho. Além disso, os gestores devem estar atentos ao comportamento dos funcionários e tomar medidas quando necessário. Algumas medidas que podem ser adotadas incluem:

  • Realização de treinamentos e palestras sobre o assédio moral e outras formas de violência no ambiente de trabalho;
  • Estabelecer canais de denúncia, onde os funcionários possam reportar casos de assédio moral sem medo de represálias;
  • Criar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, que valorize a diversidade e a inclusão;
  • Promover o diálogo e a comunicação entre os funcionários e a empresa, de forma a identificar e resolver problemas de forma rápida e eficaz.

Desta forma, por ser um problema corriqueiro nas empresas, mas que na maioria das vezes é desconhecido pelos superiores e os empregados, é importante ações de conscientização sobre o tema, com o objetivo de criação de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, trazendo segurança aos gestores e colaboradores.

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